Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ana Beatriz Barbosa Silva

Ana Beatriz Barbosa Silva 

Eu sou advogada, cronista amadora e uma pessoa inspirada, apenas isso. Não sou psicóloga, psiquiatra ou psicanalista, sou leiga nestes assuntos, o que não me impede de ter curiosidade a respeito deles, diga-se, uma curiosidade que me acompanha desde os meus saudosos 15 anos! 
 Não cursei Psicologia, porque queria ser Psiquiatra e não me tornei Psiquiatra, porque eu não aguentaria fazer faculdade de Medicina, não pelo estudo, mas pela prática. Enfim, uma pessoa que não pode ver sangue nem na televisão jamais se formaria em Medicina, então, fiz Direito. 
Todavia, tenho vários livros sobre problemas mentais (prefiro chamar de “problemas” a doenças). Uma autora que aprazia os leigos, por exemplo, é a Ana Beatriz Barbosa Silva, embora seja criticada por muitos colegas da área da Psiquiatria. 
Eu gosto da forma com que ela escreve, do seu didatismo. Se de suas obras saem alguns “estigmas”? Muitos, mas como diagnosticar sem “estigmatizar” ao menos um pouco? Da mesma forma que uma pessoa não pode ser processada criminalmente se o seu comportamento não se enquadrar num tipo penal. 
É preciso existir a doença, os sintomas e, então, a análise médica, se o paciente se enquadra naquela doença, para, daí advir um tratamento. Todavia, eu penso que todos podem agir como problemáticos mentais, às vezes, como bipolares, como depressivos, como ansiosos, como fronteiriços (borderlines), como maníacos, o que não significa que sejam doentes. 
Assim como um cidadão pode cometer um homicídio sem que ele seja um assassino, uma pessoa necessitada pode cometer um furto, sem que seja ladra. O que gera o estigma, em minha modesta opinião, é o fato dos atos serem ou não serem contumazes. 
O que, no caso da Psiquiatria, cabe a um médico analisar o nosso histórico de conduta e de personalidade, constituída, sabe-se, por nosso caráter (influenciado pela nossa criação e meio em que vivemos) e pelo nosso temperamento (o que herdamos geneticamente, o que “temos” em nós desde bebês). 
Enfim, escrevo para dizer aos leigos que, com certa análise critica, a leitura dos livros da Dra. Ana Beatriz é muito boa e estimulante. Com análise critica eu disse! “A bem da verdade”, sem tal análise até a bíblia se torna perigosa! Eis o livro que estou lendo e sugiro a quem quiser fazê-lo, assim como todos os demais da autora. 
 Cláudia de Marchi 
 Sorriso/MT, 20 de agosto de 2013.
Escrevi esta crônica antes de saber que a Dra. Ana Beatriz é acusada de plágio em várias obras de sua autoria. Ao ler o artigo abaixo, indicado pela minha ex-professora e orientadora de monografia Renata Almeida da Costa, mudei meu conceito a seu respeito. Vejo, portanto, que a autora que cria estigmas de "mentes perigosas" se enquadra facilmente neles. Segue link de artigo do Prof. Doutor Salo de Carvalho a respeito:  http://antiblogdecriminologia.blogspot.com.br/2013/04/mentes-perigosas-na-academia.html?m=1

Um comentário:

  1. Olá, Cláudia,

    Sobre plágio sugiro a você que leia o artigo do renomado professor Gabriel Perissé:
    http://www.hottopos.com/videtur18/gabriel.htm
    Depois, se desejar, podemos continuar conversando.
    Vera

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.